Antes de abordar diretamente o assunto, quero te fazer algumas perguntas.

Qual foi a última vez que você se divertiu?

Nesse momento especifico, você estava trabalhando ou estudando? É provável que nenhum dos dois.

Talvez o problema tenha começado na nossa infância quando ir para a escola nos foi apresentado como um dever e não um lugar legal onde íamos para conhecer pessoas, trocar experiências e aprender coisas novas.

Então passamos a vida adulta, e aqui vou usar uma frase de “Clube da Luta” que reflete bem o que quero dizer:

1

Hoje confundimos o “eu quero” com o “eu preciso” e toleramos uma rotina, um ambiente de trabalho, um chefe e colegas ruins, apenas para termos mais dinheiro, para comprar novas coisas que não poderemos usufruir, já que não teremos tempo porque estamos trabalhando.

Ai meu Deus! Estamos fazendo tudo errado!

Em algum momento da sua vida deve ter visto a expressão “ócio criativo“, mas essa não é apenas uma forma bonita de dizer que não esta fazendo nada.

2

Segundo Domenico De Masi, sociólogo italiano, trabalhar, aprender e divertir-se simultaneamente é possível sim, e ele denominou como ócio criativo.

Não são poucas as pessoas com quem eu conversei que veem com maus olhos essa teoria, talvez por serem muito literais.

De acordo com o dicionário MICHAELIS:

ócio
ó.cio
sm (lat otiu) 1 Descanso, folga do trabalho. 2 Tempo que dura essa folga. 3Lazer, vagar. 4 Ociosidade. 5 Mandriice, preguiça. 6 Repouso. Antôn: trabalho,ocupação. O. vil: a) inatividade do espírito, b) indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia.

criativo
cri.a.ti.vo
adj (criar+ivo) Criador.

Para a grande maioria significa ser preguiçoso, vadiar, já Domenico prova exatamente o contrário.

A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo…. É o que eu chamo de ócio criativo, uma situação que, segundo eu, se tornará cada vez mais difundida no futuro.

― Domenico De Masi

 

Grandes empresas entenderam a necessidade de fornecer a sua equipe um período na jornada de trabalho dedicado ao ócio criativo e espaços devidamente desenhados para o conforto e prazer dos colaboradores.

DOT Digital Group

dot2

dot1
DOT Digital Group

Não é apenas sair da sua mesa e perambular pela organização ou aproveitar os puffs disponíveis para se acomodar e ficar com o crush no whatsapp ou conferindo o Tinder ( o que pode acarretar demissão por justa causa).

facehonkong facehonkong1

An employee walks past a selection of sweet and salty treats which are available for the taking at the Facebook main campus in Menlo Park, California, May 15, 2012. Facebook, the world's most popular internet social network, expects to raise USD $12.1 billion in what will be Silicon Valley's largest-ever initial public offering (IPO) later this week. AFP PHOTO / ROBYN BECK (Photo credit should read ROBYN BECK/AFP/GettyImages)
facesidney
Facebook pelo mundo

Pausas para conversas e trocas entre colegas buscando a solução de um problema, meditar, aquietar os pensamentos em busca de equilíbrio para no retorno enxergar com outros olhos aquilo que se busca solucionar, até mesmo jogar vídeo game ou dar uma volta de bicicleta pelos jardins da empresa. Esses são alguns dos exemplos em que o ócio criativo é colocado em prática.

uber

uber san francisco
Uber San Francisco

No filme Os Estagiários da Fox é mostrado (mesmo que de forma cômica) como funciona o ócio criativo dentro da gigante Google.

Ócio criativo virou sinônimo de qualidade de vida no trabalho, afinal todo mundo deseja trabalhar em um lugar onde sua criatividade e intelecto são preservados e restaurados quando necessários.

Airbnb

Airbnd

airbnb-office-2
Airbnb

Porém, nem tudo são flores.

Para que dê certo essa relação é necessário respeito, tanto a empresa quanto a sua hierarquia e acima de tudo comprometimento com as metas, objetivos e visão da organização.

Coca-Cola

cocacola
Coca Cola

Em comum os colaboradores tem a paixão pelo que fazem e vestem a camisa, muitas vezes cobrando um dos outros o mesmo, já que o primordial é a equipe e não apenas o individuo.

Twitter

twitter
Twitter

O ócio criativo é a solução para um mundo onde se trabalha muito mais com a mente do que o corpo, onde as mudanças não correm e sim voam.

Ebay Istambul
Ebay Istambul
Heineken
Heineken
Microsoft Berlin
Microsoft Berlin
YAHOO Barcelona
YAHOO Barcelona
Pinterest
Pinterest
Youtube Los Angeles
Youtube Los Angeles

Se você trabalha ou conhece alguma empresa exemplo, comenta aqui! É sempre bom saber onde estão as melhores empresas para se trabalhar.

Sobre Domenico De Masi e ócio criativo recomendo o site do sociólogo e leitura de seus títulos disponíveis nas livrarias brasileiras.

Conteúdo inspirado no trabalho do Studio Sapienza / Bistrô de Conhecimento.

Anúncios