Percebi durante muitas interações em aula e encontros o absurdo número de pessoas que desejam abrir seu próprio negócio.

Quatro em cada cinco indivíduos querem ser donos do seu próprio nariz profissional e não existe mais aquele papo de “quando eu me graduar quero uma vaga em uma grande empresa”.

Todo mundo pode ter seu negócio e explorar o mercado, porém nem todos são empreendedores.

Mas o que é ser um empreendedor?

“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” – Filion, 1999, p.19.

Para ser um empreendedor você precisa literalmente tirar a bunda da cadeira e olhar o mundo a sua volta, se utilizar de imaginação, criatividade, liderança, organização, conhecimento (muito conhecimento) e inspiração.

A inspiração vem de pessoas que você admira, sejam elas familiares, amigos ou profissionais referência no ramo onde você deseja atuar.

A imaginação e a criatividade são aquelas que farão você ver o que os outros não veem e colocar isso em prática de forma dinâmica, eficiente e inovadora.

Liderança e organização serão fundamentais para que os outros possam segui-lo, afinal ninguém faz nada sozinho e para que as coisas deem certo precisamos estar organizados.

Conhecimento está em todos os lugares, nos livros, nas revistas, nos jornais, na universidade, na escola e nas pessoas.

Isso mesmo, nas pessoas. As minhas melhores aprendizagens sempre vem das pessoas.

Mas para que isso dê certo com você também,  é preciso que abra a sua mente e realmente ouça o que as outras pessoas tem a dizer.

Todo mundo tem em si conhecimento de algo que você não sabe e pode aprender com elas, basta ouvi-las.

Digamos que Joaninha quer ter um blog e atrair leitores e anunciantes para gerar renda. Até aí ela só tem uma ideia de negócio e se ela apenas repetir a fórmula que milhares de blogs já utilizam, ela sempre terá apenas um negócio.

Em uma conversa com o seu Pedro, jardineiro do prédio em que mora, Joaninha descobriu que não existe um blog especializado nesse assunto que apresente aulas com pessoas de conhecimento prático como o seu Pedro. Fez um levantamento nas redes sociais e percebeu que a maioria das pessoas que vivem em apartamentos não possui plantas porque elas morrem logo, isso por não saberem que tipo de plantas devem comprar para o seu ambiente e como tratá-las. Então criou em seu blog uma plataforma onde reúne especialistas e jardineiros dando dicas aos usuários que podem interagir fazendo perguntas ou mandando videos de seus apartamentos.

Joaninha empreendeu.

Uma frase que eu ouvi esse fim de semana da Camila Anchutti do Mulheres na Computação é bem válida para qualquer um que deseje empreender:

“Nenhuma ideia é idiota, não importa que quando você diga até pareça ser idiota. Se eu dissesse que o problema para atingir um maior número de acessos ao Google na África fosse a falta de conexão a internet e que para resolver poderíamos soltar balões com 3G lá, ia parecer bem idiota, mas a Google foi lá e fez.”

Então o que você está esperando para sair da zona de conforto e empreender?

Motivação?

Assista o vídeo e inspire-se!

Fonte: O Segredo de Luiza, SEBRAE

LOGO MARCA PORTA 204 PEQUENA

Anúncios