Você já ouviu falar em BANCO DE TEMPO?

O conceito até é antigo, porém foi nas últimas décadas, onde se debate e preocupa-se mais com o consumo consciente e a economia sustentável foi que ele ganhou força em alguns lugares do mundo, como Portugal.

De uma forma bem prática o Banco de Tempo é o lugar onde eu deposito horas que posso disponibilizar para troca com outras pessoas que também tem essa mesma moeda, ou seja, o tempo.

Quando um membro do Banco de Tempo precisa de um serviço, procura um outro membro que o possa realizar. Realizado o serviço, quem o solicitou paga em moeda tempo. O membro que prestou o serviço deposita as moedas, que são creditadas na sua conta, e poderá obter serviços disponibilizados por qualquer outro membro.

Todas as horas tem o mesmo valor, nenhum serviço vale mais do que o outro.

Eu posso disponibilizar horas como encanador por exemplo e trocar minhas moedas tempo por aulas de piano.

Não são trocas diretas, então posso usar meu saldo para serviços de qualquer outro membro, mesmo que ele não tenha solicitado nenhum dos serviços que eu ofereço.

O objetivo é integrar pessoas, valorizar o tempo, estimular talentos e promover a colaboração.

banco

No Brasil já existem alguns, mas o que eu uso e recomendo é o Bliive.

O cadastro é muito fácil e você pode acessá-lo utilizando sua conta pessoal do Facebook.

Nele irá encontrar pessoas que disponibilizam tempo para conversar sobre qualquer assunto, para ensinar idiomas, jardinagem, pequenos consertos, uma infinidade de serviços que muitas vezes deixamos de ter acesso por serem muito caros no mercado formal.

Através do seu perfil irá selecionar todos os assuntos que tem interesse e também aqueles que poderá dispor tempo ensinando ou realizando, através dessas preferências irá encontrar pessoas de perto ou de longe que correspondam ao que procura e ampliar sua rede de relacionamentos dentro dos seus temas escolhidos.

É importante levar em conta a seriedade e o comprometimento, já que estamos lidando com a boa vontade e a colaboração de outras pessoas, e como num banco convencional, quando não pagamos nossas dividas somos negativados, isso acontece no banco de tempo também.

Então que tal trocar seus talentos e de quebra fazer novas amizades?

Espero você lá e caso tenha mais algumas dúvidas podemos aprender juntos sobre essa iniciativa que busca um mundo melhor!

Fonte: Banco de Tempo , Bliive

Anúncios