O grande amor da vida de um escritor são as palavras.

Bem ditas e bem escritas, um carinho aos ouvidos e aos olhos.

desilusão

Outro dia li em algum lugar sobre Preconceito Linguístico e fiquei incomodada.

O que é Preconceito Linguístico?

De acordo com a linguista Marta Scherre é o “julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala” geralmente atinge as variedades associadas a grupos de menor prestígio social.

O Brasil tem uma infinidade de sotaques e gírias, em cada canto de nosso vasto território você conhecerá formas diferentes de falar. Isso é parte da identidade de cada lugar.

Rir ou fazer pouco caso de pessoas que falam diferente de nós é sim preconceito, independente da classe social ou nível de educação que possuam.

Porém, não podemos justificar a disseminação dos erros de gramática e grafia da Língua Portuguesa usando-o como desculpa. Motivo pelo qual me desagradou o artigo lido.

preconceito

No momento que você publica um texto está se apresentando como um formador de opinião. O mínimo que pode fazer pelo seu leitor é o escrevê-lo de forma clara e correta.

Não quero dizer que precisa estar cheio de expressões e palavras difíceis, e sim que esteja escrito corretamente mesmo que seja simples.

tire o cavalinho da chuva

Recebi há pouco uma oferta para participar de um curso sobre Marketing para Blogs, pareceu interessante e acabei me inscrevendo.

Já no primeiro e-mail palavras faltavam letras, concordância inexistente e uma linguagem informal.

Dei o segundo passo, assistir o vídeo. Foi pior.

Achei que fosse um problema meu (tenho TOC com erros de linguagem), fui então ler as opiniões de outros participantes.

duq8sm

Vários comentários sobre os erros no material, que a moça no vídeo falava errado e se expressava mal. A maioria afirmou que não continuaria acompanhando o curso por esses motivos. Que se não sabia falar nem escrever seria difícil ter algo realmente útil para acrescentar em seu beneficio.

Foi preconceito linguístico?

Eu acho que não, assim como não considero ser o fato de deixar de seguir este ou aquele por que a pessoa escreve errado. A questão não é saber se expressar, é fazer isso agredindo a gramática e o dicionário que realmente me afasta.

Claro que existem canais de humor que utilizam os erros para chamar a atenção e fazer piada, só que cometer estes erros propositalmente é uma coisa, ser analfabeto funcional é outra.

era lindo

Todos erramos, não somos infalíveis. Devemos estar preparados para sermos corrigidos,agregar isso como experiência.

Usar como desculpa que aquele que nos corrige é um preconceituoso linguístico soa tão falso quanto o velho “foi erro de digitação”.

06_iluca_placa
Entendido, nada de crianças e adolescentes trafegando por aí.
16755_foto
O Senhor ouve se houver o que ouvir.
batman-3
A menos que você possa voltar para escola.
MAIS
O que seria do MAS sem seu gêmeo quase idêntico MAIS
rip_jornalismo1
De médico para prato da café da manhã… caiu na carreira.
Anúncios