Regras básicas da boa convivência na divulgação do seu trabalho!

O assunto é promoção, propaganda, divulgação gratuita!

Sou louca por Administração, exploro o que posso a respeito e um dos canais que mais acesso é o Administradores. Estava lendo o artigo “5 dicas para você se autopromover sem parecer um idiota” e veio a ideia para o post de hoje.

Qual o primeiro passo que você dá para divulgar seu projeto, onde promove, quais as regras que segue para uma propaganda positiva?

Grupos de divulgação, amigos e parentes, trocas de likes e seguidores ou sair postando links como doida na postagem dos outros (sim o spam é como a zoeira, não tem limite).

Me solta! Eu preciso compartilhar meu link!
Me solta! Eu preciso compartilhar meu link!

A divulgação mais efetiva é nos grupos, seja postando seus links ou trocando seguidores. Só que nem todo mundo entende que isso é uma via de mão dupla.O “Fica comigo”, funciona muito bem aqui.

Monitorando as redes sociais consegui separar 3 tipos de grupos:

  •  Sem controle – Cada um posta o que quer, sem moderação, milhares de spams e vídeos com conteúdo inadequado (corra desses).
  • Controle Parcial – Moderação é ativa, deleta os spams e o conteúdo impróprio.
  • Controle Total – Cada segmento posta seu link no lugar determinado, moderação ativa e interage com os usuários. Aqui vale lembrar que existem grupos em que o controle chega a ser sufocante, mas você não é obrigada a permanecer neles se não quiser seguir as regras.

Alguns grupos abrem espaço para a promoção diária dos projetos dos componentes, onde cada um deixa o link do que produziu no período.

O importante é que quando você divulga seu trabalho, quer ser lido, receber o feedback para melhorar seu desempenho e agradar o maior número de indivíduos possíveis. Ninguém perde tempo criando algo para ser ignorado.

O problema é que na ânsia de se tornar conhecido e seguido, grande número de autores peca na hora de prestigiar o trabalho do outro.

Você não é obrigado a gostar e seguir tudo e todos que divulgam no mesmo ambiente, porém é de bom tom na internet e na vida que ao menos leia antes de comentar.

Entre no grupo com a mente aberta, dê uma olhada nos links postado. Se não pode ler todos, ao menos deixe seu like, é o mesmo que dizer “oi, eu vi você aqui”. O espaço é construído para a troca de informações, conhecimento e experiências, não para ficar postando para as paredes.

Dois exemplos que vejo muito:

  • Aninha postou seu link para divulgar o trabalho dela (seja no grupo, na sua page, no blog ou canal), vem a Joaninha e coloca seu link nos comentários “me visita lá”.

Primeiro, Aninha quer que você ao menos diga o que você achou do trabalho dela. É importante deixar o seu like e seu apoio, mesmo que você não vá seguir porque não se identifica com o conteúdo.

Segundo, a Aninha não colocou “deixe seu link”, “troco likes”, “troco seguidores”! Não entre na lista das 10 coisas odiadas.

  • Troco likes, seguidores e afins. Mentir ou tirar vantagem durante esse tipo interação negativa seu nome no meio .

Se você vai participar de uma interação com trocas deve ter em mente algumas coisas.

  1.  Deverá curtir e retribuir todos os participantes da interação mesmo que não goste do conteúdo.
  2. Se espera que as pessoas vejam seu trabalho com bom olhos, faça isso com o trabalho dos demais. Respeite o tema que o colega explora, não vá lá curtir e depois meter o pau no conteúdo alheio.
  3. Não faça o tipo falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Quando precisarem de parcerias para projetos o seu empreendimento será descartado por não ter um bom nome no meio.
  4. Crie vínculos com pessoas que fazem um trabalho bom e honesto.
  5. Tenha sempre em mente que ética deve ser usada em todos os campos da vida e não só para ser cobrada de políticos.
  6.  Não menospreze o trabalho do outro e assim estará dando bom exemplo de como devem tratar o seu.

Tente seguir ao menos alguns itens. É um trabalho a longo prazo, porém importante para que seja um bom profissional nessa área que você escolheu.

Anúncios