Se há algo hoje em tempos de crise que tem chamado muito a atenção no mercado é o uso do termo FIDELIZAÇÃO.

Mas o que é de fato fidelizar?

Segundo o dicionário, é tornar um cliente fiel a uma marca ou produto. Ações que levem o cliente preferir você ao seu concorrente.

São aqueles gestos e atitudes tomados com o cliente que deixam explícito o convite: Fica comigo?

hand

Mas o que isso tem a ver com esse mundo de blogs, Facebook, Instagram e mídias sociais em geral?

Pense comigo, você se propõe a criar algo público para contribuir com informações. Nessas postagens você espera atingir um número expressivo de pessoas. Mais do que isso, deseja que se tornem seus “seguidores”, que curtam, compartilhem e interajam com você. Portanto, você quer fidelizá-los!

boy&dog

Vamos para um exemplo bem prático:

Existem milhares de opções em blogs que falam sobre maquiagem. Numa primeira busca você seleciona alguns que vão te chamar a atenção pelo layout, fotos e títulos dos conteúdos.

Temos a tendência de ir refinando essas buscas pela forma em que o conteúdo está escrito ou falado, no caso dos vlogs. Aqui, me usando como exemplo, eu descarto a maioria por falta de identificação com a linguagem usada, erros de fala ou escrita (errar é humano, mas tem gente que faz disso um vicio) e relevância das informações passadas.

O que faz com que eu siga alguém e volte a lê-lo ou assisti-lo com frequência?

Identificação com o autor, receptividade, reciprocidade, atenção dispensada a cada detalhe e a cada seguidor, além claro do conteúdo relevante e atual.

bullshit

Sabe quando você assisti um vídeo ou lê uma matéria e parece que o autor está dizendo “fica comigo”? Pois é assim que você gosta de se sentir quando vai as compras por exemplo. Quer que o atendente te olhe nos olhos, te chame pelo nome, reconheça seus gostos.

Não é diferente no mundo das redes sociais.

Quando você comenta algo, quer que o dono do post veja que gostou do que ele escreveu. Que assim como você prestigiou e gostou do trabalho dele, ele dispense um segundo para retribuir, mesmo que só curtindo o seu comentário.

Quando o autor curte e responde a você, é o “fica comigo” definitivo.

girl&bear

O assunto é longo e merece mais do que estas paupérrimas linhas, mas espichar um post não é um “fica comigo” muito bom risos, por isso vou parar por aqui.

Lembre-se sempre da Regra de Ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado.

